Prevenção da vida e saúde dos trabalhadores
Toda empresa com mais de 50 colaboradores precisa implantar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mais conhecida como Cipa. Seu objetivo, como o próprio nome sugere, é prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Pode-se afirmar que a função da Cipa é auxiliar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), contribuindo para proteger a integridade física dos colaboradores dentro da empresa.
Como constituir uma Cipa
A Cipa é formada por empregados nomeados e eleitos. O número de participantes é determinado, em lei, de acordo com a quantidade de funcionários que cada empresa possui.
Na Reafrio, são seis colaboradores que integram a comissão. Chamados de cipeiros, três desses profissionais foram indicados pela empresa e a outra metade foi eleita pelos colegas de trabalho.
Após nomeados, os cipeiros passam por uma capacitação de três dias, somando 24 horas/aula, em que são preparados para assumir o cargo e identificar situações negligentes no ambiente de trabalho, que possam colocar em risco a vida dos empregados.
As eleições para a Cipa ocorrem anualmente, sendo que a mesma diretoria pode ser reeleita somente uma vez. A primeira Cipa da Reafrio foi constituída em maio de 2012 e, desde então, foram realizadas mais sete eleições.
Principais conquistas alcançadas pela comissão
Ao longo dos anos, a Cipa trouxe muitos benefícios aos colaboradores da Reafrio. Citamos abaixo algumas conquistas da última gestão:
De acordo com a presidente da Cipa para a gestão 2019/2020, Denise Heineck, o ponto alto de todos os anos é a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), com o intuito de conscientizar os empregados e reforçar a segurança nos processos de trabalho.
“Dentro da Reafrio, a Cipa não tem apenas a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, mas é também uma das importantes frentes de trabalho que a empresa tem. Participar da Cipa representa a oportunidade para contribuir com o crescimento da empresa e para o aprimoramento profissional”, enfatiza Denise.
Segundo ela, o objetivo de sua gestão é dar continuidade e aperfeiçoar o trabalho que vinha sendo realizado pelos membros da comissão anterior.