Desde janeiro de 2010, a Reafrio tem implantado o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais, gerenciado pela Engenharia de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, sob a supervisão do técnico em Segurança do Trabalho.
Os objetivos do programa são:
- Seguir normas e parâmetros instituídos pelos órgãos competentes em Meio Ambiente (Fatma e Ibama);
- Garantir um ambiente de trabalho seguro e de qualidade para todos os funcionários da empresa;
- Realizar a separação dos resíduos conforme normas técnicas estabelecidas pelos poderes federais e órgãos ambientais do país; e
- Destinar de forma adequada todos os resíduos gerados nas atividades da empresa, conforme estabelece as normas vigentes.
Como foi implantado o programa
O processo de implantação iniciou com estudos sobre as leis que regem o gerenciamento de resíduos industriais e com a busca de informações junto a órgãos ambientais federais, órgãos públicos e empresas recolhedoras. Após esse estudo, foi elaborado internamente na empresa o Levantamento de Aspectos e Avaliações de Impactos Ambientais (Laia), observando-se a geração de resíduos e os impactos causados, a fim de cadastrar e classificar todos os resíduos gerados.
A partir de então, eles foram classificados em: Classe II Recicláveis, contemplando todos os materiais que podem ser reaproveitados, tais como o papel, o plástico, e retalhos de sucata metálica; Classe II Não Recicláveis, onde se classificam os materiais que não podem ser reaproveitados, tais como os resíduos de limpeza e flaps de lixadeiras; e Classe I Não Recicláveis, abrangendo os materiais contaminados – embalagens de produtos químicos e demais materiais contaminados, por exemplo.
Atualmente, cada processo produtivo da empresa possui uma lixeira apropriada e identificada para destinação, tais como o papel/papelão, plástico, resíduos não recicláveis, sucata metálica e materiais contaminados, o que facilita o transporte e garante mais qualidade no armazenamento dos resíduos. Todos os funcionários da área de produção são treinados periodicamente com o intuito de repassar instruções sobre o funcionamento do programa.
Destinação dos resíduos
A destinação dos resíduos é feita por empresas cadastradas na Fatma e no Ibama, seguindo todas as normas ambientais. Dentro da Reafrio, os materiais são recolhidos em locais arejados, verificados e higienizados diariamente. Quando os depósitos estão cheios, o responsável pela Segurança e Meio Ambiente entra em contato com a empresa recolhedora e esta providencia a coleta.
Outro compromisso da política de qualidade da Reafrio é estar de acordo com as normas ambientais, sendo assim, a empresa acredita que a valorização de uma consciência ambiental junto aos seus colaboradores ajuda a desenvolver uma cultura de respeito e preservação, reduzindo os impactos negativos sobre o meio ambiente.