Fazenda Vitória - Modelo Pulse Line Reafrio

Institucional
Compartilhe

Compost Barn: Conforto ao animal e ganho de produtividade

 

Um espaço coberto para descanso do gado leiteiro, que permite maior conforto, bem-estar e sanidade animal. Assim é o sistema de confinamento Compost Barn, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 e chegou há poucos anos no Brasil. Com sistema de ventilação e o chão coberto por serragem, a tradução aproximada do termo Compost Barn é celeiro de compostagem.

 

Inicialmente, essa prática era aplicada somente em grandes fazendas. Aos poucos, pequenos produtores têm adotado o sistema e obtido bons resultados. Por estar alinhado com as atuais exigências do mercado, o Compost Barn garante a integridade física do rebanho, diminui os riscos de contaminação por dejetos ou micro-organismo e, consequentemente, melhora a qualidade do leite  e aumenta a produtividade.

 

Principais benefícios do sistema de confinamento:

 

-      Maior conforto para o rebanho

-      Melhores condições de higiene no local

-      Diminuição do risco de contaminação dos tetos

-      Redução do odor e incidência de insetos

-      Ganho na produtividade e qualidade do leite

-      Local apropriado para descanso dos animais

-      Espaço seco e ventilado durante todo o ano

 

Sempre focada em oferecer as melhores soluções ao mercado, a Reafrio implantou um Compost Barn em parceria com a Fazenda Vitória, localizada em Bom Jesus do Oeste/SC. 

 

“Temos na fazenda um verdadeiro centro de pesquisas, com testes de novas tecnologias e ainda uma extensão da nossa área de engenharia, onde ocorrem treinamentos e visitas técnicas. Nesse espaço, investimos e aplicamos o que temos de melhor em equipamentos e serviços”, explica o presidente da Reafrio, Eduardo Miguel Simon.

 

Hoje, a fazenda está equipada com moderno sistema de ordenhadeira e resfriador de leite com limpeza automática em circuito fechado. “Antes de serem lançados no mercado, os equipamentos Reafrio ficam por um longo período em testes na fazenda, garantindo que nossos clientes irão receber produtos que atendam suas reais necessidades”, afirma Simon.

 

Parceria que deu certo

 

O trabalho na fazenda é realizado pelos proprietários Vanderlei Vitória, sua esposa Marize e os filhos Jian e Giovane. A parceria com a Reafrio começou ainda em 2012, quando a família investiu na aquisição de um resfriador de leite meia cana, de 2,5 mil litros, e uma ordenhadeira mecânica canalizada de quatro conjuntos. 

 

“Com este negócio, surgiu não somente uma relação comercial, mas uma parceria que é fruto de muita troca de conhecimento, por meio de visitantes nacionais e internacionais e testes de novos equipamentos”, destaca o presidente da Reafrio.

 

Atualmente, a Fazenda Vitória está equipada com os seguintes produtos Reafrio:

 

-      Um resfriador de leite horizontal fechado de 4,4 mil litros, com lavagem automática e unidades de resfriamento que utilizam o gás ecológico R404a; 

-      Sistema solar para aquecimento de água, composto por dois boilers, totalizando 600 litros de água utilizados para higiene de todo sistema de ordenha;

-      Resfriador e ordenhadeira da linha Pulse Line Reafrio, de oito conjuntos, com sistema de medição eletrônica, extração automática e sistema de lavagem e higienização automatizadas.